20.9.07

Pies Descalzos

E os pés da menina ruiva
clamavam por descanso.
Uma única pausa.

Tão jovem e despojada.
Contudo, exageradamente
desleixada com os
desgastados pés.

Travavam lutas
com areias grossas,
mergulhavam
em águas gélidas.

Podiam ouvir o triste
som das folhas
e frutos
esmagados
no solo úmido.

Nunca, em toda a pequena
vida daquela criatura laranja,
jamais haviam andado tanto.
Matutavam os pesados
pés o motivo dessa aventura
tão solitária e triste.

E não havia nada
que cessasse, nem
por míseros minutos
aquela inconseqüente
andarilha de pêlos
avermelhados.

Podiam sentir o momento,
em que desfaleceriam
de uma só vez, sem tréguas.

Compartilhavam da inquietude
da garota, mas não suportariam
adversidades futuras...

Concluíram, assim que o corpo
meigo e pequeno da criança,
caiu da grama verde,
que a jovem não andava com os pés,
mas com pensamento.
Em homenagem a Nietzsche e dedicado a todos:

“Amor Fati”

Despretensão e covardia
Leveza e profundidade
Sentimentos antagônicos.
Possibilidade de união?


Desejo ser leve, clara
voar como um algodão!
Viver com intensidade.
Amar a mim, a vários
e desamar alguns...
Não perder a profundidade
adequada a uma vida em evolução.
Dever ser,
sem para isso
Ser superficial ou frouxa.


Quero a coragem e
posicionamento diante
dos meus desejos.
Audácia para viver em solidão,
se preciso for.
Aprender o que me faz bem
e quem me faz crescer.


Criar, sofrer com a mudança
e conseguir recriar novamente!
Dançar a vida
como num baile!
Ousar a virtude.
Ousar o crescimento espiritual.
Desafiar e desprender
da culpa.
Ser uma nobre combatente
dos meus ideais.
Enfim ser única no mundo!
Velados e calados

Era uma vez...
Um homem obstinado.
Era a vez de um ditador nascer!
Ontem,
Era hora dos seus sonhos explodirem.
Ontem,
Ele aconteceu num período
De limites impostos.

Depois estes tempos foram abolidos.
Então hoje,
Era a vez da “Ditadura Nunca Mais”!
Agora mesmo,
Vivemos no nunca.
Disfarçados por um véu...
Cobrimos o rosto de medo.

A bravura em face de qualquer perigo
Não contempla nenhum alguém ou poucos.

Para o projeto do nunca - ontem
Foi vital possuir firmeza.
Para os falantes do nunca mais - hoje
Falta esta ousadia.

Para aqueles que possuem firmeza
Não existe abandonar os propósitos.

Os tempos restritos acabaram
Mais seus aqueles não
Irão acabar nunca mais...

11.9.06

Nos meus cabelos cacheados
tocam muitas canções!

Sonho com a Lua!
Sonho com ela só para mim...
Sonho a Lua,
para todos capazes de a ouvir!
Sonho com um mundo
que ainda está por vir...
Sonho tanto que me
deixo cair.
quase em frente
aos portões da ilusão!
Sonho com uma vida
sempre feliz!
Onde os calos não
aborrecem meus planos
de caminhar sempre em frente.
Sonho com plantações sem
gafanhotos e rosas sem espinhos.
Sonho sempre e tanto que
me assusto quando a vizinha
bate na porta pedindo atenção.
E quando abro a porta
para escutá-la,
com mais cuidado,
sinto seu peso obeso
machucando meu pezinho...
Mas... ela vai embora
e minha unha pode crescer
mais uma vez.
Então volto a sonhar novamente!
E não vejo motivo algum
para não sonhar
tanto assim!
Em sonhos,
não deveríamos
perder tanto
tempo com pesadelos...

3.9.06

Mel e Limão

Esse seu cheiro de goiaba...
As goiabas vermelhas são
mais saborosas!
As brancas são aguadas,
apesar de ligeiramente mais belas.
Seu perfume tem das duas...
Girassóis, orquídeas, margaridas e azaléias,
cultivo todas no meu coração!
A água doce é muito fresca para elas,
é preciso salgar um pouco.
Com algumas gotas de suor...
Ajuda no crescimento,
porque dá uma idéia de movimento.
Aguada... essa sua boca...
Com gosto de carne fresca.
Não entendo dela ser tão dura...
Existem amaciantes para carnes,
muito eficientes!
Podemos aplicar com cuidado.
Para não te machucar...
Eu tenho jeito para essas coisas...
Vai confiar em mim?
Tenho um carinho especial
com pessoas enfermas!
Minha mão é leve e
minha boca bem macia...
Coragem!!!

19.8.06


Para não complicar...

Cenários marcantes da vida são sabidamente simples e singelos. Prazeres efetivamente bons são além de modestos, comuns e disponíveis a todos. Mesmo vidas marcadas pelo desencanto, podem ver um pôr do sol de inverno e se encantarem. Acordar com pássaros cantando, sem que para isso, seja necessário estar entre montanhas!
Na casa de um dos meus, em meio a uma confusão desesperadora de avenidas, escuta-se com perfeição o cantar dos passarinhos às cinco e meia da manhã em ponto. É possível certamente, apreciar o cheiro da chuva que chega para devastar o trânsito desta confusão que tem por nome: Cidade grande...
Obviamente também, temos a oportunidade de escolher se vamos cantar a chuva ou chorá-la. Se optarmos por chorar, podemos convidar uma dezena de pessoas que estarão prontas para nos ajudar. Como nos antigos enterros, que as mulheres eram convocadas para se vestirem de preto, sentarem ao lado da viúva e chorarem o morto por dias a fio. É apenas uma questão de escolhas.
A lua cheia nasce aqui e em Belém do Pará da mesma forma. E sua beleza é indescritível! Se morasse em terras banhadas pelo mar, teria a oportunidade de vê-lo e apreciá-lo quase todos os dias. Assim como tenho o privilégio de estar rodeada por um mar de montanhas!
As flores das praças certamente não são iguais as do campo. Mesmo assim, realizam de forma exemplar seus papéis de beleza e vida.
Geralmente são coisas simples que encantam a mim e a todos que procuram estar atento às elas. Pois elas são disponibilizadas para todos nós, sem pedir nada em troca. Porque a vida é simples, nós é que somos cegos e negligentes...

14.8.06



Novos Espetáculos

Estou apaixonada
por você,
novamente!
Fascinada com sua sabedoria!
Você tem muito
me surpreendido!
Com surpresas boníssimas,
e um cenário claro
como a água da nascente.
Renovou minha confiança.
Novamente sou novata.
Uma entusiasta!
E desejo sempre viver,
na alma do prazer!
Quero permanecer,
com satisfação e bem estar,
dizendo Não
para os que merecem.
E manter,
totalmente abertas,
as portas
para abraçar os presentes
que tenho recebido de você!
Estou completamente
apaixonada por você,
minha Vida!
Ou pela vida da paixão!!!

9.7.06

desEncontros

Ah meu querido...
Meu lindo primeiro amor!
Estou algo perdida
sem a sua companhia.

Queria dizer que te amo,
mas agora não há mais tempo.

Pretendia com você,
brindar minha
alegria em viver!

Adoraria presenteá-lo
com um pouco
da minha ilusão.
Guardo ainda poucos
desalentos na vida...

Também desejaria,
pintar sua casa
de cor de rosa
e plantar margaridas na janela.

Todavia,
estaria dando-lhe veneno.

As vivências arrancam
pouco a pouco a pintura
de nossas casas.

E a mudança que o vento
faz nela é determinante.
Quase nunca há como
voltar atrás.

Deixarei para
brindar com você,
em um tempo
iluminado.

4.7.06

...meu amigo José...

Olá, como vai?
Eu vou indo
E você tudo bem?
Tudo bem.
É bem certo, meu amigo José,
que Anita jazia na
cama com febre essa noite e
Chico permanece com dor de dente.
Hoje é dia doze e não tenho
mais nenhum tostão.
Meu marido, José, está distante...
Creio que está
apaixonado
por outra.
Minha mãe,
muito de repente,
envelheceu e precisa de cuidados.
Especialmente hoje,
encontro-me com uma
cólica insuportável.
E, a água do meu bairro,
vai ser suspendida
no final de semana.
Justamente no dia
do meu aniversário.
Mas reclamar? do que?
Tudo caminha bem
...meu amigo José...