11.9.06

Nos meus cabelos cacheados
tocam muitas canções!

Sonho com a Lua!
Sonho com ela só para mim...
Sonho a Lua,
para todos capazes de a ouvir!
Sonho com um mundo
que ainda está por vir...
Sonho tanto que me
deixo cair.
quase em frente
aos portões da ilusão!
Sonho com uma vida
sempre feliz!
Onde os calos não
aborrecem meus planos
de caminhar sempre em frente.
Sonho com plantações sem
gafanhotos e rosas sem espinhos.
Sonho sempre e tanto que
me assusto quando a vizinha
bate na porta pedindo atenção.
E quando abro a porta
para escutá-la,
com mais cuidado,
sinto seu peso obeso
machucando meu pezinho...
Mas... ela vai embora
e minha unha pode crescer
mais uma vez.
Então volto a sonhar novamente!
E não vejo motivo algum
para não sonhar
tanto assim!
Em sonhos,
não deveríamos
perder tanto
tempo com pesadelos...

3.9.06

Mel e Limão

Esse seu cheiro de goiaba...
As goiabas vermelhas são
mais saborosas!
As brancas são aguadas,
apesar de ligeiramente mais belas.
Seu perfume tem das duas...
Girassóis, orquídeas, margaridas e azaléias,
cultivo todas no meu coração!
A água doce é muito fresca para elas,
é preciso salgar um pouco.
Com algumas gotas de suor...
Ajuda no crescimento,
porque dá uma idéia de movimento.
Aguada... essa sua boca...
Com gosto de carne fresca.
Não entendo dela ser tão dura...
Existem amaciantes para carnes,
muito eficientes!
Podemos aplicar com cuidado.
Para não te machucar...
Eu tenho jeito para essas coisas...
Vai confiar em mim?
Tenho um carinho especial
com pessoas enfermas!
Minha mão é leve e
minha boca bem macia...
Coragem!!!

19.8.06


Para não complicar...

Cenários marcantes da vida são sabidamente simples e singelos. Prazeres efetivamente bons são além de modestos, comuns e disponíveis a todos. Mesmo vidas marcadas pelo desencanto, podem ver um pôr do sol de inverno e se encantarem. Acordar com pássaros cantando, sem que para isso, seja necessário estar entre montanhas!
Na casa de um dos meus, em meio a uma confusão desesperadora de avenidas, escuta-se com perfeição o cantar dos passarinhos às cinco e meia da manhã em ponto. É possível certamente, apreciar o cheiro da chuva que chega para devastar o trânsito desta confusão que tem por nome: Cidade grande...
Obviamente também, temos a oportunidade de escolher se vamos cantar a chuva ou chorá-la. Se optarmos por chorar, podemos convidar uma dezena de pessoas que estarão prontas para nos ajudar. Como nos antigos enterros, que as mulheres eram convocadas para se vestirem de preto, sentarem ao lado da viúva e chorarem o morto por dias a fio. É apenas uma questão de escolhas.
A lua cheia nasce aqui e em Belém do Pará da mesma forma. E sua beleza é indescritível! Se morasse em terras banhadas pelo mar, teria a oportunidade de vê-lo e apreciá-lo quase todos os dias. Assim como tenho o privilégio de estar rodeada por um mar de montanhas!
As flores das praças certamente não são iguais as do campo. Mesmo assim, realizam de forma exemplar seus papéis de beleza e vida.
Geralmente são coisas simples que encantam a mim e a todos que procuram estar atento às elas. Pois elas são disponibilizadas para todos nós, sem pedir nada em troca. Porque a vida é simples, nós é que somos cegos e negligentes...

14.8.06



Novos Espetáculos

Estou apaixonada
por você,
novamente!
Fascinada com sua sabedoria!
Você tem muito
me surpreendido!
Com surpresas boníssimas,
e um cenário claro
como a água da nascente.
Renovou minha confiança.
Novamente sou novata.
Uma entusiasta!
E desejo sempre viver,
na alma do prazer!
Quero permanecer,
com satisfação e bem estar,
dizendo Não
para os que merecem.
E manter,
totalmente abertas,
as portas
para abraçar os presentes
que tenho recebido de você!
Estou completamente
apaixonada por você,
minha Vida!
Ou pela vida da paixão!!!

9.7.06

desEncontros

Ah meu querido...
Meu lindo primeiro amor!
Estou algo perdida
sem a sua companhia.

Queria dizer que te amo,
mas agora não há mais tempo.

Pretendia com você,
brindar minha
alegria em viver!

Adoraria presenteá-lo
com um pouco
da minha ilusão.
Guardo ainda poucos
desalentos na vida...

Também desejaria,
pintar sua casa
de cor de rosa
e plantar margaridas na janela.

Todavia,
estaria dando-lhe veneno.

As vivências arrancam
pouco a pouco a pintura
de nossas casas.

E a mudança que o vento
faz nela é determinante.
Quase nunca há como
voltar atrás.

Deixarei para
brindar com você,
em um tempo
iluminado.

4.7.06

...meu amigo José...

Olá, como vai?
Eu vou indo
E você tudo bem?
Tudo bem.
É bem certo, meu amigo José,
que Anita jazia na
cama com febre essa noite e
Chico permanece com dor de dente.
Hoje é dia doze e não tenho
mais nenhum tostão.
Meu marido, José, está distante...
Creio que está
apaixonado
por outra.
Minha mãe,
muito de repente,
envelheceu e precisa de cuidados.
Especialmente hoje,
encontro-me com uma
cólica insuportável.
E, a água do meu bairro,
vai ser suspendida
no final de semana.
Justamente no dia
do meu aniversário.
Mas reclamar? do que?
Tudo caminha bem
...meu amigo José...

20.6.06


Chouriço com pimenta

Hoje sonhei com algo maluco. Sonhei, que sair de casa era muito ameaçador. Era preciso cuidado, leveza e muita sorte: na rua de minha casa, havia cachorros bravos, com bocas espumantes, prontos para matar, sendo, então, mais prudente, ficar quietinho em casa. Todavia, era necessário e desejoso, uma vez ou outra dar uma voltinha na rua.
Eu e mais duas amigas decidimos, no momento em que os cães estavam dormindo, sair para ir ao teatro. Muita cautela e silêncio... Já quase no meio do caminho os cães acordaram. Imediatamente perceberam a nossa presença e partiram em disparada atrás de nós. Saímos em uma corrida frenética, desesperada. Avistei um quartinho, na realidade era um banheiro público, entrei e fechei a porta.
As minhas duas amigas continuaram correndo. E eu pensava como seria bom, se elas também tivessem tido sucesso na fuga. Depois de algum tempo saí da casinha. Não passou pela minha cabeça, que os cães poderiam ainda estar por perto.
Quando abri a porta para dar uma olhadinha na movimentação de fora, um deles trepou em cima de mim. Sem nenhuma chance de voltar à segurança, agora apenas gritava. Mantive-me de pé. Ele me abraçava com as patas e abocanhava meu ombro. Parecia um macaco me abraçando, com a diferença de que desejava comer-me viva. Com a outra mão, conseguia afastar um pouco sua boca nervosa. Gritava muito forte para alguém me ajudar.
Como já era muito recorrente essa história de pessoas sendo agredidas por cachorros, os vizinhos já estavam preparados. Vinham sempre em grupos grandes para ajudar a pessoa acometida. Traziam pedaços de paus e ferros. Ninguém tinha a menor complacência com os cães. Batiam forte, para matá-los. Não por gosto, mas por necessidade.
Um pouco depois, o cão largou meu braço; fora duramente castigado, e sem agüentar mais, soltara-me e fugira
às pressas. Meu ombro estava completamente mordido e sangrento.
Um dos rapazes que ajudou na retirada do animal, me perguntou se precisava de um amparo para fazer o curativo. Aceitei de pronto seu apoio, tendo em vista minha incapacidade de limpar o ferimento sozinha.
Passado o susto e tratada a ferida, ele me chamou para fazer parte do almoço familiar que ocorria em sua casa antes do ataque dos cães. E disse com muito gosto, que estavam deliciando chouriço com pimenta.
Agora me vem só a loucura dos acontecimentos... O cão que me mordia era o mesmo que me abraçava. E o carinhoso rapaz que me salvou da investida dos cães e me ajudou com a ferida, era também o mesmo que me convidava, para uma refeição na qual nem em sonho em comeria!...


Guilhotina

Muito de repente me
arrancaram as pernas.
Foi num confronto.
Difícil pronunciar o
verdadeiro vencedor.

A perda é dolente
não só pela dor em si.
Todavia também,
Porque terei que aprender
a andar novamente.

Agora sem elas.
E de um jeito diferente.
Vai carecer criar um modo.

Disseram-me
que nascem outra vez.
E mais outras se vier a precisar.
No entanto,
saiba sair de encrencas!

Já vi outras pessoas aleijadas.
Aliás, trombamos
com elas pelas ruas.

Algumas voltam a ter as pernas.
Elas acabam crescendo...

Apesar disso,
é bom atentar para que
não nasçam tortas ou deformadas.

Às vezes isso acontece.
Pois, não há
o cuidado que se deveria.

Cultivar o respeito
ao processo de mudança
e o nascimento dá nova sustentação.

Somente assim, terei alguma chance

de voltar a andar com as próprias pernas!