19.8.06


Para não complicar...

Cenários marcantes da vida são sabidamente simples e singelos. Prazeres efetivamente bons são além de modestos, comuns e disponíveis a todos. Mesmo vidas marcadas pelo desencanto, podem ver um pôr do sol de inverno e se encantarem. Acordar com pássaros cantando, sem que para isso, seja necessário estar entre montanhas!
Na casa de um dos meus, em meio a uma confusão desesperadora de avenidas, escuta-se com perfeição o cantar dos passarinhos às cinco e meia da manhã em ponto. É possível certamente, apreciar o cheiro da chuva que chega para devastar o trânsito desta confusão que tem por nome: Cidade grande...
Obviamente também, temos a oportunidade de escolher se vamos cantar a chuva ou chorá-la. Se optarmos por chorar, podemos convidar uma dezena de pessoas que estarão prontas para nos ajudar. Como nos antigos enterros, que as mulheres eram convocadas para se vestirem de preto, sentarem ao lado da viúva e chorarem o morto por dias a fio. É apenas uma questão de escolhas.
A lua cheia nasce aqui e em Belém do Pará da mesma forma. E sua beleza é indescritível! Se morasse em terras banhadas pelo mar, teria a oportunidade de vê-lo e apreciá-lo quase todos os dias. Assim como tenho o privilégio de estar rodeada por um mar de montanhas!
As flores das praças certamente não são iguais as do campo. Mesmo assim, realizam de forma exemplar seus papéis de beleza e vida.
Geralmente são coisas simples que encantam a mim e a todos que procuram estar atento às elas. Pois elas são disponibilizadas para todos nós, sem pedir nada em troca. Porque a vida é simples, nós é que somos cegos e negligentes...

Um comentário:

Mary Jane disse...

Oi Alice, vc disse tudo de relevante que essa nossa vida insistemente nos apresenta, dia após dia. O simples, o belo, o que realmente vale a pena.
E descobri que, continuar escrevendo nossos sentimentos e emoções nos fazem valer muito.
Parabéns!